Apresentações culturais movimentam escola no Clima Bom e varios outros bairros | Jaqueira TV Web radio

Nossos contatos Watzzap

(82)9 8848-6674 ou 9 8114-7800

domingo, 21 de março de 2010

Apresentações culturais movimentam escola no Clima Bom e varios outros bairros

Apresentação de coral, capoeira, coco de roda, banda fanfarra, dança pop e futebol. Estas são algumas das atividades que serão desenvolvidas, neste sábado, das 9h às 16h, na Escola Estadual Professora Benedita de Castro Lima, no bairro do Clima Bom I, por meio do Programa Escola Aberta, que é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), o Ministério da Educação (MEC) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O programa oferece atividades e ações variadas — desenvolvidas através de oficinas, palestras, eventos e encontros de integração — em áreas e temáticas diversificadas (arte/cultura, esporte/lazer, geração de renda e formação educativa complementar). Além disso, a iniciativa mobiliza, envolve e conta com a participação da comunidade escolar, familiares e moradores do entorno das escolas durante essas atividades.

Conforme a coordenadora estadual do Programa Escola Aberta, Graça Souto, as 10 escolas da rede estadual que desenvolvem as atividades estão localizadas em regiões com maior índice de vulnerabilidade social. “Os critérios de adesão ao programa estão pautados no compromisso e na disponibilidade da escola em oferecer oportunidades de acesso à formação e à cidadania”, informa.

Participam do programa as escolas estaduais Benedita de Castro (Clima Bom), Aurelina Palmeira (Vergel), Mota Trigueiros (Santo Eduardo), João Paulo II (Chã da Jaqueira), Alfredo Gaspar (Eustáquio Gomes), Anaías de Lima (Vergel), Ovídio Edgar (Tabuleiro do Martins), Josefa da Conceição (Canaã), Freitas Neto (Bebedouro) e Pastor José Tavares (Benedito Bentes I).

Graça enfatiza que o Programa Escola Aberta irá completar três anos no próximo mês de setembro. “Até agora, já beneficiamos mais de 30 mil pessoas com todas as iniciativas desenvolvidas através dele”. Ela relata também que o objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade da educação, a inclusão social e a construção de uma cultura de paz, por meio da ampliação das relações entre escola e comunidade e do aumento das oportunidades de acesso à formação para a cidadania. “Umas das metas é diminuir o índice de violência nas comunidades, e o programa tem alcançado esse objetivo”, assegura.

Segundo André Luiz da Silva, responsável pelo Programa Escola Aberta na Escola Estadual Benedita de Castro, desde que o programa iniciou suas atividades no Clima Bom os alunos e seus pais têm cuidado cada vez melhor da escola. “Eles têm carinho e cuidado com o que é deles, no caso, a escola”, evidencia. Ele acrescenta que neste sábado serão expostos trabalhos em biscuit, pintura em tecido e telas.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou reclamação...